Mélanie Marinho Osteopata & Fisioterapeuta

O que é a saúde pélvica?

osteopatia saude pelvica da mulher

A Saúde Pélvica é uma área que compreende o tratamento de diferentes estruturas da região pélvica que estão direta e indirectamente ligadas, tais como o pavimento pélvico, os abdominais, os músculos da região lombar, o músculo diafragma (principal músculo respiratório), a bacia e as vísceras abdominais.
O pavimento pélvico ou períneo é formado pelo conjunto de músculos, ligamentos, fáscias e nervos, que se localizam internamente na base da pélvis, e que sustêm a bexiga, o útero e o reto (parte final dos intestinos).

O facto de aliar a Osteopatia e a fisioterapia nas consultas permite ter uma visão mais abrangente do problema, garantindo que a causa primária para a disfunção seja tratada, de modo a prevenir a reincidência.
Na consulta de Saúde Pélvica, é realizada uma avaliação global do indivíduo atendendo ao pavimento pélvico propriamente dito, mas também às alterações posturais e de mobilidade em todo o esqueleto, nomeadamente a nível lombar e sacroilíaco, a disfunções digestivas, alterações na mobilidade visceral,cicatrizes e aderências, etc.
Posteriormente, em conjunto com o paciente, é estabelecido um protocolo de tratamento que poderá envolver técnicas manuais, electroterapia, biofeedback, exercícios (de kegel, entre outros) e ensino ao paciente de estratégias para uma recuperção mais rápida.

Disfunções do Pavimento Pélvico

saude pélvica da mulher

As disfunções de pavimento pélvico são extremamente comuns, mas ainda pouco faladas.
A importante função desta estrutura está diretamente ligada com a tensão desta musculatura, que estando aumentada (contratura muscular) ou diminuída (atrofia muscular) leva a que surjam sintomas como:
- Incontinência urinária (perda involuntária de urina);
- Incontinência fecal (perda involuntária de fezes sólidas ou líquidas, ou gases);
- Prolapso dos órgãos pélvicos (queda ou descida de um ou vários órgãos);
- Disfunções sexuais (dores durante o ato sexual, disfunção eréctil, ejaculação precoce, entre outras);
- Dores inespecíficas na região pélvica;
- Vaginismo;
- Infertilidade de causa desconhecida;
- Entre outros;

O tratamento das disfunções do pavimento pélvico pressupõe a avaliação e o tratamento das estruturas com as quais está ligado.

Quais são os Factores de risco?

sonda pelvica para saúde da mulher

São inúmeros os fatores de risco que predispõem MULHERES e HOMENS a este tipo de disfunções, nomeadamente:
- Cirurgias ou infeções pélvicas ou abdominais;
- Obstipação;
- Tosse violenta;
- Obesidade;
- Maus hábitos posturais;
- Desportos de impacto;
- Comportamentos desajustados

A não ingestão de água, retenção de urina ou fezes durante muitas horas, realização de pressão abdominal ou pélvica durante a micção ou defecação, entre outros.
- Gravidez
Durante a gravidez dão-se uma série de alterações que podem predispor o pavimento pélvico a lesão, nomeadamente um enorme aumento do peso exercido sobre esta musculatura, alterações hormonais que aumentam a elasticidade dos ligamento da bacia, mudanças posturais acentuadas e alterações no trânsito intestinal.
Estes fatores levam com frequência a que as mulheres grávidas desenvolvam incontinência urinária e dores pélvicas, o que, embora comum, não seja de todo um sintoma normal e deva ser avaliado e tratado o mais precocemente possível.

- Parto
Quer por via vaginal quer por cesariana

- Cicatrizes de episiotomia;
- Menopausa;
- Envelhecimento;

A quem se destina?

saude pélvica da mulher

Devem procurar realizar consulta de Saúde Pélvica todas as pessoas que:
- Apresentem sintomas ou fatores de risco supracitados;
- Queiram prevenir disfunções do pavimento pélvico;
- Mulheres grávidas a partir do 3º mês;
- Mulheres no pós-parto (quer tenha sido por via vaginal ou por cesariana);
- Mulheres que tenham sofrido aborto;
- Casais que procurem engravidar (para descartar causas mecânicas);
Exitem outros casos onde pode fazer sentido esta consulta. Em caso de dúvida não hesite em contactar-me.